Estratégias ambientais, sociais e de governança que podem ser adotadas da micro à grande empresa
Ontem, 27 de maio, a Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Jaboticabal (ACIAJA) promoveu a palestra “Jornada ESG: do compromisso à ação”, uma parceria entre a Associação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A palestrante Beatriz de Deus Grotto, analista de Negócios Sênior no Sebrae Ribeirão Preto, destacou a adoção do conceito ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) como uma vantagem competitiva para negócios de todos os portes, incluindo as micro e pequenas empresas.
“As pequenas empresas, por exemplo, conseguem adotar as práticas sociais por meio do seu corpo de trabalho, em sua equipe. A própria NR1 [Norma Regulamentadora nº 1, com disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho], que saiu recentemente, trata do bem-estar social, qualidade de vida, saúde física e mental. Quando a microempresa olha para seus funcionários e proporciona um ambiente seguro e saudável, está contribuindo para as práticas sociais”, explicou.
A especialista também enfatizou a importância de atividades simples no cotidiano empresarial. “A separação do lixo, dos recicláveis e a reciclagem dos materiais contribuem para as práticas ambientais. Já a transparência, o cumprimento das leis e normas representam a prática da governança. A gente também tem algumas ações em parceria, por exemplo, com a própria ACIAJA. Quando a microempresa torna-se uma associada, está contribuindo também para a governança local”, afirmou.
Suporte e programa Sebrae
O Sebrae oferece suporte especializado para o micro e pequeno empresário nessa transição. Entre as iniciativas, estão oficinas que abordam ESG de forma mais detalhada e consultorias para acompanhamento personalizado.
Outra possibilidade é fazer parte do programa ALI – Agente Local de Inovação. “Durante seis meses, o empresário recebe orientação e ferramentas para aplicar no dia a dia, de forma gratuita e prática, garantindo um bom resultado”, concluiu Beatriz.
O evento reforçou o compromisso da ACIAJA e do Sebrae em disseminar a sustentabilidade e condutas responsáveis entre empreendedores de Jaboticabal e região.
Box
“O evento foi muito rico em termos de informação. Tivemos uma adesão significativa, numa noite inspiradora, trazendo um tema extremamente relevante para a nossa região, que é o ESG. O assunto é urgente, as empresas precisam estar atentas e, independentemente do porte, como foi ressaltado pelo Sebrae, é fundamental começar a aplicar os conceitos e compreender a importância dos ganhos que isso pode proporcionar em todos os sentidos para a empresa. Não se trata apenas do benefício ambiental, mas social e de governança, com impactos na gestão, geração de novos negócios e ampliação das atividades existentes, para empresas que estiverem dispostas a implementar não apenas um conceito, mas uma verdadeira filosofia de gestão empresarial.” Paulo Henrique Berlingieri – diretor tesoureiro da ACIAJA
“O Sebrae apresentou para nós e para as empresas aqui presentes projetos voltados ao meio ambiente, à dimensão social das empresas e à governança. Tudo isso se aplica tanto ao pequeno quanto ao médio empresário, alinhado com as preocupações que temos levantado, especialmente em relação ao meio ambiente, um tema cada vez mais presente nas mídias e em diversos espaços. O Sebrae trouxe projetos que muitas pessoas ainda não conhecem, mas que podem ser implementados nas empresas, gerando grandes benefícios.” Tatiana Berlingieri Lusvarghi – diretora-secretária Conselho Deliberativo da ACIAJA

