
ACIAJA realizou, ontem (25/11), a comemoração dos 10 anos do Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPJAB). O encontro abordou as contribuições do Instituto para o desenvolvimento econômico do município e reuniu representantes de empresas, entidades, associações e parceiros institucionais.
O evento contou com o painel “Impactos da Reforma Tributária no Agronegócio”, conduzido pelos advogados e sócios do escritório Brasil Salomão e Matthes, Dr. João Henrique Domingos e Dr. Rodrigo Forcenette, ambos professores de Direito Tributário e especialistas reconhecidos na área. O objetivo foi esclarecer as principais mudanças previstas na legislação e seus efeitos diretos sobre o setor.
Durante sua fala, o presidente da ACIAJA, Hélio César Vieira da Costa, destacou a importância do tema e o papel do IPJAB na evolução do município. “Gostaria de agradecer aos advogados que vieram compartilhar seu conhecimento e sua expertise sobre um tema tão importante para o nosso agronegócio e para todos nós. As mudanças na legislação devem ser acompanhadas de perto, para que possamos orientar as ações em nossas empresas e para que nossas organizações tenham voz nas decisões públicas. Além disso, estamos comemorando os 10 anos do IPJAB, um instituto que tantos benefícios trouxe para o planejamento do nosso mercado e também da nossa cidade.”
O palestrante, Dr. Rodrigo Forcenette, destacou que a Reforma Tributária representa alterações profundas em todos os segmentos. “A reforma traz mudanças significativas para vários setores, e o agro talvez seja um dos mais afetados. A mudança na tributação do consumo será significativa. Por isso, será indispensável um planejamento fiscal, contábil e societário para não perder competitividade.”
Dr. João Henrique Domingos, reforçou que produtores rurais deverão se preparar para uma nova realidade. “Com a reforma tributária, haverá várias alterações para o produtor rural, principalmente pessoa física, que passará a ser contribuinte do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). Será necessário fazer um planejamento tributário, organizar a produção e se preocupar com os custos. O produtor precisará pensar nos regimes que irá seguir para evitar riscos fiscais e buscar a tributação mais econômica. É o momento de trabalhar em conjunto com a Contabilidade”.
IPJAB: história construída com visão e parceria
O IPJAB, fundado em 15 de setembro de 2015, nasceu da necessidade do município por informações estruturadas para orientar decisões estratégicas, tanto na iniciativa privada como setor público, inclusive em empresas interessadas em se instalar na cidade.
A ideia começou a tomar forma em 2013, quando o Prof. Adriano Lucente buscava recursos para pesquisas na FCAV/Unesp Jaboticabal e, após diálogos com diversos parceiros potenciais, a proposta ganhou força na ACIAJA, quando o então presidente Humberto Montans Bellodi, junto aos demais diretores, acolheu com entusiasmo a criação do IPJAB. Assim, a ideia deixou de ser um projeto e tornou-se realidade.
A partir daí, os resultados foram se consolidando. O Instituto passou por ampliações do corpo de apoio, contratação de estatísticos, atuação de alunos da Unesp e docentes que contribuíram para validar ainda mais a qualidade.
As primeiras pesquisas divulgadas atraíram empresários e abriram caminho para estudos personalizados, validações estatísticas, expansão para projetos regionais e até nacionais.
Como destacou o Prof. Adriano em seu depoimento. “Muito me honra ver este auditório cheio. A ACIAJA acreditou no projeto desde o início e, graças ao apoio dos presidentes, diretores e parceiros, o IPJAB cresceu e se tornou o que é hoje.”
Em 10 anos, o Instituto realizou cerca de 500 trabalhos, entre pesquisas, levantamentos e publicações, consolidando-se como uma referência para decisões estratégicas nos setores de comércio, indústria, serviços e agronegócio.
“A credibilidade do IPJAB cresceu rapidamente. À medida que as primeiras pesquisas foram divulgadas, empresários passaram a procurar o Instituto e trazer novas demandas”, enfatizou o Diretor Coordenador do IPJAB, Paulo Henrique Berlingieri.






