Parceria entre empresas, sociedade e Tiro de Guerra objetiva melhorar nível de empregos na cidade
A ACIAJA, Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Jaboticabal, promoveu quarta-feira (17/05) a entrega da Certificação em Responsabilidade Social “Empresa Amiga”, que objetiva melhorar a empregabilidade dos jovens do Tiro de Guerra. A iniciativa é uma parceria entre a Associação, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), Sindicato Rural e Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
Estavam presentes, além de representantes das entidades do setor produtivo, membros do Governo Municipal, Polícia Miliar e Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Tiro de Guerra, Associação dos Veteranos e Amigos do Tiro de Guerra e veículos de imprensa.
Receberam a Certificação empresas que realizaram contratações ou mantiverem os empregos de jovens nesta fase do alistamento militar, como: Arca Retentores, Bedore Produtos Cerâmicos, Buriti Máquinas, Dragon Service/Vecol Volkswagen, Inbox Painéis Elétricos, Mazeo Comunicação Visual, Merli Serviços e Concreto (Sorriso Mix), Padaria Recanto Doce, Refrigerantes Jaboti, Satcam Jaboticabal – Segurança Eletrônica, Supermercado Primeiro de Maio, B.Tobace Instalações Elétricas e Telefônicas e UCBVET – Saúde Animal.
A iniciativa surgiu a partir da proposta do 1º Sargento Fábio Vinícius de Carvalho Fabre, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra 02-018, ao identificar a dificuldade dos alunos em encontrar trabalho ou manter o emprego durante o alistamento militar. Fundado em 11 de novembro de 1917, o TG 02-018 já formou mais de 13 mil atiradores. Entre os 48 alunos atuais, todos possuem ensino médio completo e 25% estão cursando o ensino superior. Apesar desse perfil, 60% estão desempregados ou não possuem emprego formal.
Em pesquisa de opinião realizada em 2022 com empresários, sobre a atuação dos atiradores em seus quadros funcionais, 33% responderam que o desempenho dos colaboradores melhorou após a matrícula no Tiro de Guerra. Por outro lado, entre os atiradores, 42% têm receio da demissão por estarem cumprindo o serviço militar obrigatório.
O 1º Sargento Fabre destacou a importância do projeto na sociedade. “A ideia é realizar uma ação efetiva com o objetivo de divulgar e conscientizar os empregadores de nossa cidade sobre o potencial humano existente em nosso Tiro de Guerra, além de reconhecer as empresas que já enxergam essa realidade e empregam esses jovens. Hoje, esse programa é uma feliz realidade que certamente trará benefícios significativos para nosso Tiro de Guerra e nossa cidade, realizando um trabalho de cunho social, que é o mais importante. Não existe programa assistencial mais importante do que um emprego de qualidade e bem remunerado”, afirmou o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra.
O governo municipal está entre os parceiros da iniciativa, e o prefeito Emerson Camargo mostrou seu entusiasmo com as possibilidades de avanço social. “O objetivo do programa Empresa Amiga é de fato iniciar a transformação da vida de algumas pessoas. Se conseguirmos obter esse benefício, podemos avançar em direção às boas práticas e ir além de nossas condições, construindo uma sociedade melhor. Eu sempre enfatizo isso: governos passam, cargos se desfazem, placas desaparecem, mas o legado que fica é aquele legado bom para a sociedade. São valores que aplicamos à sociedade”, destacou o prefeito.
Para Lucas de Souza Ramos, Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, as empresas são a chave para o programa. “Eu não tenho dúvida de que o protagonismo desse projeto está nas empresas que realizam as contratações, auxiliando na formação desses jovens. Precisamos, sim, cuidar da nossa cidade e, de mãos dadas, juntos, somos muito mais fortes. Esse projeto tem um começo, mas não tem fim”, avaliou.
Val Barbieri, vice-diretora da Câmara Municipal, representou o presidente Edu Fenerich e enfatizou os benefícios que vão além dos empregos conquistados. “São projetos assim que fazem a nossa cidade crescer cada vez mais, avançando em conhecimento. Quero parabenizar todos os empresários e todos os envolvidos nessa parceria. O projeto realmente enche nosso coração de alegria”, afirmou a vereadora.
Maurício Palazzo Barbosa, presidente da ACIAJA, representou o setor produtivo e agradeceu as empresas e entidades que integram o programa. “Neste evento não estamos sozinhos. Foi uma iniciativa do 1º Sargento Fabre, e unimos nossos esforços à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, à CDL, ao Sincomércio e ao Sindicato Rural para que juntos pudéssemos promover o evento que não termina aqui. Esta iniciava continua, pois aqui foi dado o pontapé inicial do programa. Parabenizamos os alunos que já foram selecionados. Queremos também que o mercado de trabalho reconheça o valor desses alunos e o quanto podem contribuir”, concluiu Maurício.