
A ACIAJA realizou na última segunda-feira (29/04) a entrega da Certificação em Responsabilidade Social “Empresa Amiga”, que reconhece empresas comprometidas com a contratação de jovens do Tiro de Guerra. A iniciativa integra uma ação conjunta da Associação com o Fórum de Entidades de Jaboticabal para Assuntos Relevantes (FEJA), Sindicato Rural, Prefeitura Municipal e Tiro de Guerra 02-018, que estimula a inserção desses jovens no mercado de trabalho.
O evento reuniu representantes das organizações certificadas, autoridades do Governo Municipal e Câmara de Vereadores, Polícias Civil e Militar, além de lideranças do setor produtivo. Esta é a terceira edição do projeto, que teve início com a atuação do sargento Fábio Vinícius de Carvalho Fabre, ex-chefe de Instrução do TG 02-018, e tem continuidade com o subtenente Rodrigo Heck, atual comandante.
Nesta edição 2025, foram 27 certificações concedidas às empresas que contrataram ou mantiveram em seus quadros jovens do Tiro de Guerra. As contempladas nesta edição foram: Arca, Biofarm, Cardiofísico, Ceará Pneus, Clínica Sempre Sorrindo, Concreteto, Copeumaq, Coplana, Dr. SUN, Eletrosavan, Escritório Dr. Haroldo Bianchi, Fiat Meta, José Nilton Veiga, JP Martins, JR Veículos, JT Peças, Martins Cruz, Matoso Som, McDonald’s, Milk Moo, Refrigerantes Jaboti, Rodo Jaboti, San Marino, Supermercado Elzio, Supermercado Todo Dia, Teto Materiais e Varejão Farturão.
Hélio César Vieira da Costa, presidente da ACIAJA, agradeceu às organizações e entidades que acreditaram na proposta e contribuíram para os resultados. “É um momento de comemoração pela consolidação desse projeto. O “Empresa Amiga” reconhece e valoriza quem abre as portas para esses jovens em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. É muito bom poder contar com o subtenente Rodrigo Heck, que agora comanda esse grupo. Essa é uma das ações desenvolvidas pelo TG, uma parceria com setor produtivo local, que incentiva o trabalho e que tem um valor imenso”, ressaltou Hélio.
Segundo o subtenente Rodrigo Heck, neste ano, 37 dos 50 convocados se apresentaram voluntariamente, demonstrando o desejo de servir ao Exército Brasileiro. “O Tiro de Guerra é uma escola onde os atiradores se desenvolvem, se aperfeiçoam e se preparam para o mercado de trabalho. Que essa iniciativa se propague por toda a cidade, alcançando mais empresários e fortalecendo a parceria entre o TG e o setor produtivo de Jaboticabal”, afirmou o subtenente.
O prefeito Emerson Camargo agradeceu aos empresários que mudaram o olhar e compreenderam a importância do acolhimento, abrindo portas e falou de outros benefícios aos jovens. “Graças à parceria com a vereadora Renata Assirati, conseguimos melhorias que podem parecer pequenas, mas que significam muito. Um dos avanços foi a criação da Bolsa Atirador, uma ajuda simbólica, mas que faz diferença. Também é fundamental agradecer aos empresários que mudaram o olhar e compreenderam a importância de abrir suas portas e apostar nesses jovens, além do fundamental trabalho das entidades e do Tiro de Guerra”, afirmou.
O presidente do FEJA, Rodrigo da Costa Geraldo, dirigiu-se aos atiradores com uma mensagem de incentivo. “O subtenente do Tiro de Guerra, dando continuidade a esse trabalho, está desenvolvendo uma ação fundamental e essencial para todos. A esses jovens reafirmo: aproveitem a oportunidade que está sendo oferecida, agarrem essa chance e deem o melhor de si”, destacou.
Para o vereador Ronaldo Peruci, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, a iniciativa tem reflexos positivos para toda a sociedade. “Vemos um resultado expressivo: são jovens inseridos no mercado de trabalho, produzindo, contribuindo para a cidade e para a região. Tenho certeza de que essa parceria pode ir ainda mais longe, absorvendo todos os nossos atiradores”, afirmou.
As empresas interessadas em participar devem entrar em contato com a ACIAJA.





